quinta-feira, 8 de julho de 2010

Minhas Razões

Comecei a pensar no Velho Chico quando Dom Cappio1 iniciou sua segunda greve de fome contra a Transposição2. Pensei em como alguém, principalmente um religioso, tomaria atitude tão drástica em defesa de uma idéia... o que o levara a essa decisão extrema, contrariando os princípios de sua religião? Lembrei-me dos monges budistas no Vietnam3, nos idos de 1970. Um monge em particular... creio que seu nome era Thich Quang Duc. Esse místico imolou-se ateando fogo ao próprio corpo, em protesto contra as barbáries da guerra!

Os EUA abandonaram o Vietnam depois de mais de 10 anos de luta. Morreram aos milhares, mataram muitas vezes mais... deixaram um rastro de destruição, degradação e miséria, cidades inteiras incendiadas com bombas napalm, velhos e crianças incinerados junto aos guerrilheiros vietcongs, soldados viciados em heroína por não saberem por que estavam lá, tão distantes de seu país, defendendo uma causa que não era a sua... corrompendo, roubando, assassinando, prostituindo...

Dom Cappio devia saber muito bem por que jejuava, assim como Thich Quang Duc sabia porque se imolava. Mas eu não sabia o que era “transposição” e nem tinha consciência da importância desse grande rio nacional, de sua gente, seus dramas, seus costumes, sua história...

Em fins de novembro de 2008 eu voltava de uma expedição pela Chapada Diamantina, que me marcou intensamente, porque me colocou diante de meus dilemas mais profundos. Até então eu praticava esportes da Natureza (ditos “radicais”) sem grandes envolvimentos com as questões de preservação ambiental e sustentabilidade, embora procurasse sempre agir corretamente quanto às minhas relações com o meio ambiente, sem agredi-lo, sem deixar lá os meus rastros...

¹ Dom Frei Luiz Cappio – bispo de Barra, defensor do rio São Francisco e de sua gente, realizou duas greves de fome, em 2005 e 2008, tentando sensibilizar o governo federal para alternativas de revitalização do rio, sem impactos tão graves ao meio ambiente (como as obras de transposição), com maior alcance social e custos muito inferiores aos divulgados.

² Transposição – projeto de desvio das águas do rio São Francisco em dois canais, um a norte, a partir de Cabrobó, e outro a leste, na região de Floresta, cujo objetivo é perenizar alguns rios que abastecem as cidades do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Seu custo está orçado em R$6,6 bilhões, mas problemas geológicos, burocracia e corrupção deverão aumentar significativamente esse valor.

³ Guerra do Vietnam: começou em 1948 como um movimento de libertação. Na época, o Vietnam era uma colônia da França. Com a vitória do líder Ho Chi Min, a França abandonou o país e os americanos enviaram seus adidos militares para dar apoio e orientação militar à resistência do Vietnam do Sul. O conflito durou cerca de 20 anos.

Nenhum comentário: